A história do Gugui

Dia 15 de janeiro de 2004, através do seu fundador, Gustavo Simões Caldani, nasce a Indústria e Comércio de Alimentos Caldani, que aos 20 anos, iniciou sua carreira de empreendedor. Na época, Gustavo era vendedor de biscoitos na fábrica da sua mãe e de sua tia. Foi quando surgiu uma proposta de um cliente para trocar o seu humilde automóvel em uma fábrica de pipoca doce.  A suposta fábrica consistia apenas em poucos maquinários antigos. Gustavo sem muita experiência, mas com um espírito empreendedor e contando com o incentivo de sua tia, decidiu encarar essa ideia. Foram oito anos de tentativas, erros e tropeços. Muitas pessoas tentaram convencê-lo a desisti dessa loucura. Diziam que o negócio não iria dar em nada, que o esforço era tempo perdido. Porém, Gustavo havia conseguido desenvolver um produto de boa qualidade, mesmo com sua estrutura fabril precária e que elevava muito o custo da pipoca. A fábrica acumulava dívidas, chegando à beira da falência. Foi quando seu irmão, Fernando, que na época era seu vendedor, propôs uma sociedade comprando 50% da fábrica, dando assim um suporte para quitar as dívidas e conseguir empréstimos nos bancos para a compra de maquinários mais modernos. Conseguiram reformar a estrutura da fábrica e também para desenvolver a nova embalagem e registar a marca.

Quando embarcou nessa viagem a pipoca se chamava “Zé Carioca”. Essa marca não poderia crescer, pois já tinha registro no INPI. Surgiu então a nova marca: PIPOCA DO GUGUI. Gugui era o apelido do Gustavo na infância.

Nova marca. Nova fábrica. Novos desafios. A partir daí veio o aumento da produção, aumento de colaboradores e aumento de custos, sendo assim obrigados a irem em busca de novos clientes. Neste processo de evolução, foram implantados programas de excelência em Gestão (MEG) e a implantação de boas práticas de fabricação (IBPF), um projeto completo criado pelo SEBRAE chamado Selo Alimentos do Paraná com auditoria da TECPAR. Na cerimônia de recebimento da certificação Selo Alimentos do Paraná, que se deu na Mercosuper em Curitiba, foram mais longe, conquistaram o troféu de maior média de conformidade da sua categoria com a pontuação de 89,81 e no ano seguinte a pontuação aumenta para 98,85 e garante mais um troféu. O que começou com um sonho desacreditado por muitas pessoas, hoje se tornou uma belíssima realidade. A Pipoca do Gugui está presente em grandes redes de Super e Hipermercados e em centenas de estabelecimentos espalhados nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Recentemente efetuaram sua primeira venda para o mercado Europeu (Inglaterra).

© 2023 Industria e Comércio de Alimentos Caldani Ltda.

CONECTIVIDADE

PARTICIPE DOS NOSSOS CANAIS 

  • whatsapp
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon